Este é um dos mais belos cenários da região. Esta caminhada vai nos levar por estrada de barro, árvores nativas e pelo que os moradores locais chamam de túnel do sabiá.
Agora imagine um túnel formato pela própria natureza, sem poluição, que ainda nos leva até a beira da Logoa Manguaba. A medida que essa caminhada avança nosso contato com a natureza se aprofunda ainda mais. Vamos seguir pelo povoado Tuquanduba.
O nosso retorno será pela ladeira do Sebo. Esse nome engraçado tem origem folclórica no fato de que sempre se relatou quedas e tombos acidentais por aqui. Já caiu gente andando a pé, de cavalo, de moto. Mas hoje a ladeira está calçada e os acidentes ficaram apenas na história. O nome lembra a brincadeira bastante comum no nordeste de subir em pau de sebo, que basicamente é o seguinte: prende-se um prêmio em dinheiro no alto de um mastro de madeira que foi antes todo untado de sebo de carneiro. Quem consegui chegar lá primeiro é o dono do prêmio. Geralmente é muito divertido ver
um monte de gente tentando chegar ao ponto mais alto. Aí formam-se equipes, um sobe nas costas do outro e sempre acontece o que está mais alto escorregar, em função do sebo de carneiro.
No caso da Ladeira do Sebo as histórias são contadas sempre de alguém que não conseguiu se equilibrar e acabou levando um baita tombo.
Já a Lagoa Manguaba é a maior do estado com 42 quilômetros de extensão. Ele divide os as cidades de Pilar e Marechal Deodoro. A águas desta lagoa vem de dois rios o Paraíba do Meio e o rio Sumaúma.
A maior caminha oferecida pelo hotel com um pouco mais de 5 km, mas muitas paisagens e histórias locais que valem a pena. Tem o vento agitando a copa das árvores, pássaros da fauna local e o som das ondas da Loagoa Manguaba. Tudo isso é um espetáculo para os os olhos e para os ouvidos.
Clique na imagem e baixe o Guia
Guia: Caminhada do túnel do Sábia - 5.258m | Roteiro para os guias