Um lenda antiga dá origem a uma das estórias mais curiosas que vamos explorar nesta trilha.
É muito comum a gente ouvir velhas histórias antigas sobre lendas de todas as partes do mundo. Mas nesta trilha que vamos fazer tem uma história que você vão gostar. Nós vamos conhecer, além desta lenda, uma das trilhas amais bonitas aqui do Hotel Fazenda Pé de Pinhão. Tem muita natureza em volta dos lugares que vamos visitar.
Vamos seguir pelo Povoado do Saco, passar da descida do Teju-Açu e chegar à subida do Lobisomem, são 5.388 metros. Uma boa estória nos aguarda.
Os moradores antigos deste lugar contam que morou aqui um velho cheio de mistérios em sua vida, tem gente até que diz que nunca chegou a vê-lo. Mas o Velho Ranulfo era também uma figura folclórica. Foi dono de uma propriedade que depois os filhos venderam e foram morar na Paraíba.
O velho era um homem recluso. Ranulfo cultiva hábitos poucos comuns. Ele tinha uma criação de teju-açús, que são os maiores lagartos das américas. O velho costumava vestir-se de preto, isso acabou fazendo surgir muitas estórias sobre o seu Ranulfo. O fato é que numa noite de lua cheia um casal que passava pelas terras do Velho Ranulfo ouviu barulhos estranhos e v iram alguma coisa ainda mais estranha ainda naquela noite.
Eles estavam bem na subida do lobisomem e naquela noite chegaram muito assustados à casa dos parentes que iam visitar. onde contaram para os parentes que tinha visto um lobisomem. Justamente naquela noite, o Velho Ranulfo tinha vestido um capote preto para assustar que passasse, ele tinha decido criar uma lenda a respeito dele e s ua propriedade. Foi assim que surgiu a lenda da subida do lobisomem. Depois surgiram outras estórias. As pessoas diziam que ouviam uivos, a partir dali ninguém mais tinha coragem de passar sozinho pela subida em noite lua.
O próprio Velho Ranulfo se encarregou de dizer na feira da cidade que, em noites de lua, mantinha sua casa trancada e não saia, com medo de lobisomem. Mas só ele sabia quem era o lobisomem.
Clique na imagem e baixe o Guia
Guia: trilha do Lobisomem - 5.388m | Roteiro para os guias